O filhote de baleia da raça cachalote que encalhou na manhã desta sexta-feira (11), na Praia de Iracema. morreu por volta das 15h. O animal estava sendo monitorado por uma equipe da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis). Segundo o biólogo da equipe, Juaci Araújo, o filhote estava muito debilitado, em decorrência das condições do local onde encalhou, com a presença de restos de embarcação e ferros.
Desde a quinta-feira (10), a equipe do Aquasis vinha monitorando o filhote de baleia. Pescadores da praia do Cumbuco havia comunicado que o animal tinha passado pela região. Na manhã desta sexta-feira foram informados que o filhote estava no Poço da Draga.
A baleia mede cerca de quatro metros e pesa uma tonelada e meia, muito abaixo da média, que deveria ser, no mínimo, de duas toneladas.
Ainda não há previsão para a divulgação do laudo da necropsia, que já está sendo realizada. Os biólogos também não sabem a causa de o filhote ter se afastado da família, mas que é muito comum baleias da raça cachalote encalharem no litoral cearense, assim como as jubarte
Postar um comentário